Feira de Ciências: Sustentabilidade


Reciclagem de Óleo de Cozinha

O óleo de cozinha representa um fator nocivo à natureza, cada litro de óleo que vai para o esgoto possui a capacidade de poluir até 1 milhão de litros de água. Além da poluição na água, o óleo fica retido nos encanamentos e nas estruturas dos esgotos provocando entupimentos e rompimentos das redes de esgoto.

Para desentupir os encanamentos e as redes de esgotos são empregados produtos químicos tóxicos que sobrecarregam ainda mais o meio ambiente e a saúde humana. Quando o óleo alcança o curso dos rios compromete a absorção da luz e a oxigenação na água.
No Brasil, na cidade de Santo André, estado de São Paulo, há a ONG “Ação Triângulo” que, ao lado de outras iniciativas similares no país, realiza trabalho de conscientização, capacitação e reciclagem. O projeto coleta o óleo de porta em porta e o envia para uma usina onde é transformado em sabão por jovens de comunidades carentes.
Além de transformá-lo em sabão, há entidades e organizações sem fins lucrativos que transformam o óleo de cozinha coletado em biodiesel. A produção do biodiesel proveniente do óleo usado propicia a proteção do meio ambiente, geração de energia, trabalho, fonte de renda e o fortalecimento das estações de reciclagem. Uma das principais estações é a Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever.
Depois de utilizado, o óleo deve ser colocado em garrafas pet após resfriado, a garrafa deve ser bem tampada e depositada no coletor específico. Para a produção do biodiesel , o óleo é encaminhado para as recicladoras de lixo e, por meio do trabalho de cooperativas, o óleo é levado para uma usina especializada e credenciada para a transformação do biocombustível.
Essa modalidade de reciclagem retorna o óleo ao sistema produtivo e diminui a demanda de combustíveis fósseis como a gasolina. Em nível nacional, o Governo Federal implementa o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel – PNPB. O biodiesel diminui a demanda do uso e importação do petróleo, diminui a poluição ambiental nos rios e os transtornos nas redes de esgoto.
Em 2007, a Refinaria de Manguinhos, situada em Bonsucesso, Rio de Janeiro, tornou-se na primeira refinaria brasileira a produzir o biodiesel proveniente da reciclagem do óleo de cozinha. A refinaria necessita, em média, de 600.000 litros de óleo para manter seu ritmo de produção.

Como reciclar o óleo de cozinha




Receita do Sabão de óleo reciclado


Ingredientes:
6 litros de óleo 
4 litros de álcool [compensa comprar em posto de combustíveis]
2 litros de água
1 kg de soda cáustica

Preparo:
Coe o óleo e misture com o álcool numa bacia grande, pode ser de plástico sim.
Dissolva a soda na água, [e não deixe de usar uma máscara, pois o cheiro é muito forte.] e despeje devagar na mistura do óleo, sem deixar de mexer [pode ser um cabo de vassoura velha]
Mexa até que a mistura tenha uma consistência de fio, ou melhor, quando levantar o cabo que se usa pra mexer, percebe-se o fio, como se fosse uma calda de açúcar.
transfira, se quiser para um recipiente quadrado e deixe de repouso até endurecer [Faço á noite e deixo até a noite seguinte, quando estará no ponto do corte.]

Se quiser pode adicionar também a essencia que desejar. Mas o cheiro natural dele é uma delícia e seu aspecto é glicerinado. Ótimo tb pra ralar a parte da espuma, que fica por cima, e usar na máquina de lavar roupas, substituindo o sabão em pó. Além de dar um brilho especial em alumínios deixa as roupas branquinhas.

Um comentário:

  1. Muito obrigada pelo post. Estava precisando de uma experiência para a Feira Cultural da escola que tivesse relacionada com o tema Sustentabilidade e sua publicação me salvou.

    ResponderExcluir